quinta-feira, 31 de março de 2011

A Dor da Alma - Depressão

Hoje em dia é tão comum ouvirmos falar em depressão. Às vezes tem dias que nos sentimos desanimadas, tristes, sem motivo aparente, mas depois isso passa, e tudo bem. Mas quando isso na passa é bom ficar atento.
Certa vez alguém me disse que Depressão é a Dor da Alma, e só quem a sente sabe como é difícil.
E depressão não escolhe idade, classe social... ela simplesmente invade nossas vidas como uma nuvem cinza, escura que esconde por completo o brilho do sol e ofusca as noites de luar. Dentro do depressivo a sensação é de que o mundo ficou como um filme em preto e branco, sem cor, sem graça. De repente já não sentimos mais vontade de nos arrumar, não sentimos vontade de conversar com as pessoas porque inexplicavelmente surge lá do fundo do nosso peito, um aperto forte em nosso coração que se transforma em um nó na garganta nos levando a chorar à-toa. Junto dessa tristeza profunda vem à falta de concentração, às vezes aumento do sono, ou insônia. Perde-se o encanto, o interesse por coisas que antes gostava de fazer. E chega ao extremo de acreditar que tamanha angustia e sofrimento nunca vai passar e por isso muitos depressivos têm pensamentos ruins, chegam a desejar a própria morte... e infelizmente muitos chegam a esse extremo. Eu convivi com alguém próximo a mim que teve depressão, eu acompanhei bem de perto esse problema. E como era comum surgirem pessoas que por não entender dos sintomas da depressão, vinham na intenção de ajudar, dizendo que era preciso animar, sair mais de casa, cuidar mais da aparência, e que bastava a pessoa querer, ter boa vontade que tudo voltava ao normal... parecia tão simples ao ponto de vista dos que acreditam que depressão é opção da pessoa ter ou não ter. E conselhos assim só pioram o estado do depressivo que se sente impotente por não conseguir reagir, lutar contra aquele estado de tristeza, desanimo e desinteresse pela vida. Convivendo de perto com um depressivo eu via as mudanças, a falta de brilho no olhar, a desmotivação. A completa falta de energia. É a energia vital da pessoa que está deprimida.
Um semblante que antes irradiava com um lindo sorriso, perdeu espaço para um semblante até pálido, de alguém que parecia ter perdido todos os seus amores num mesmo dia... era essa a impressão que passava, que aquela pessoa tinha perdido todos e tudo, e nada mais lhe restava senão a tristeza. É um problema que afeta não só o emocional, mas o corpo todo. Tarefas e problemas que antes eram solucionados com facilidade, com a depressão se tornam tarefas muito difíceis, quase impossível de ser resolver.
Muitas pessoas se sentem desse jeito e não admitem que possam estar depressivas, algumas se recusam a aceitar o problema porque se negam a procurar ajuda médica, por preconceito de passar com um psicoterapeuta e psiquiatra. Porque o especialista recomendado para indicar e receitar um antidepressivo é o psiquiatra sim, e engana-se completamente quem associa psiquiatra como médico de “loucos”. E por medo de ser “taxado” como louco se nega a buscar tratamento.
Não tenham esse preconceito, nem esse receio, quem pensa dessa forma equivocada são pessoas ignorantes que antes de pensar e julgar um fato deveria ler mais a respeito em vez de falar asneiras.
Se alguém se identificou com esse texto, não tenha medo, não pense duas vezes, busque ajuda de um médico sim e danem-se os ignorantes de plantão.
Somente um profissional da saúde vai poder analisar a causa da sua depressão, tem pessoa que tem por predisposição genética, outras porque sofreram algum tipo de perda, ou trauma, são tantos os fatores que podem conduzir alguém a depressão; e a psicoterapia ajuda muito nesse sentido.
Cuide da sua saúde, pra que ficar com aquela nuvenzinha cinza ofuscando o brilho do sol em sua vida. Volte a ver a beleza da vida, reencontre sua energia e vontade de viver intensamente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
©2007 '' Por Elke di Barros