sábado, 16 de abril de 2011

Transtorno Bipolar

Olha só, dias atrás fiz uma postagem falando a respeito da Depressão e do receio de algumas pessoas em relação a buscar ajuda médica por preconceito, já que para muitos, pessoas que vão à psiquiatra ou psicólogos, são pessoas “anormais” ou “loucas”. Evidente que os mais informados sabem bem que existem vários problemas de fator emocional que necessitam sim de tratamento psiquiátrico, e não é loucura não. Desculpem-me os que pensam o contrario, mas já está mais que na hora de deixarmos de ser ignorantes e entender que psiquiatra e psicólogo não é médico exclusivo de pessoas que sofrem de distúrbios mentais graves (insanidade). Quantas são as pessoas que estão à frente de empresas, administrando negócios bem sucedidos e estão ou já estiverem em tratamento ou por Depressão ou no caso da postagem de hoje, por Transtorno Bipolar.
Correu na internet essa semana que a atriz Catherine Zeta-Jones, ganhadora de um Oscar, esposa do também ator Michael Douglas, esteve internada por alguns dias em uma clinica Psiquiátrica para tratar de uma crise de distúrbio bipolar. Quando li a noticia passei a admirar a coragem dessa atriz, famosa, talentosa, mãe, esposa, que não se preocupou com o que as pessoas iam pensar comentar. Abriu publicamente seu problema ajudando muito a combater esses preconceitos que giram em torno de tratamento psiquiátricos. Mas muitas pessoas ainda se perguntam o que é exatamente o Transtorno Bipolar, vou comentar um pouco a respeito, me baseando em artigos que li a respeito e também no fato de um amigo meu estar em tratamento devido a esse problema.
O Transtorno Bipolar é uma doença caracterizada pela alternância de humor, uma hora a pessoa está eufórica, cheia de disposição, energia, falante, com a auto-estima lá em cima, e é comum quando esta se sentindo assim, com o otimismo e confiança exagerada, a pessoa pode gastar exageradamente, ficar compulsiva, impulsiva. Enfim, essa alternância de humor passa da euforia para a depressão; ou seja, em alguns momentos está eufórica, em outros fica querendo se isolar, se sente desanimada, pessimista, com baixa auto-estima, dificuldade de concentração, e de se lembrar das coisas. São essas alterações de humor que levam o nome de transtorno bipolar. Em casos mais graves a pessoa pode apresentar exaltação do humor, ficar mais agressiva. Essas oscilações de humor prejudicam a vida social do paciente, assim como seus relacionamentos, afeta também seu desempenho no trabalho. Essa doença também é conhecida como psicose maníaco-depressiva. Só um médico psiquiátrico pode diagnosticar essa doença se baseando nos sintomas do paciente.
Todos nós devido a algumas situações podemos ter instabilidade de humor que não significa que estamos sofrendo de transtorno bipolar, mas se os sintomas persistem por semanas, é bom buscar orientação médica.
Quanto a atriz Catherine Zeta-Jones, que ano passado enfrentou momentos muito difíceis devido a doença do marido Michael Douglas, que enfrentou um câncer de garganta mas já se recuperou, enfim, pelo que li na internet ela já está bem e pensando na gravação dos seus 02 próximos filmes. Muito sucesso e saúde a ela e ao magnífico Michael Douglas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
©2007 '' Por Elke di Barros